Cadê o Pinheirinho?!

                 Bom, todos que acompanham diariamente os acontecimentos na internet, lembram da mobilização nas redes sociais sobre o caso Pinheirinho! Mas depois de 10 meses para onde foram as 1.600 famílias que foram arrancadas de suas casas? Até agora não se sabe. Mas eu deduzo que grande maioria deve estar morando em casas de parentes, amigos, ou alugaram um singelo barraco em uma favela.
                Essa pergunta me veio ( na verdade me fez reviver toda indignação que senti quando soube do acontecido), por meio da última aula no qual foi ministrada majestosamente pelo Renato,o qual abordava Direitos Humanos. Ele trouxe elementos fundamentais para minha aceitação de indignação. Indignação essa que fui calada em meio a uma aula quando trouxe o caso para a sala. Sim queridos, calada! Chorei, me revoltei, pois a mídia não dava espaço para as famílias. Mostravam apenas o povo revidando os golpes dos PM. Não mostraram que o governador, o prefeito estavam do lado do Sr.Naji (sonegador de impostos).
                Estava em andamento as negociações do Governo Federal para que aquelas famílias tivessem permanentemente as suas casas. Por mais que as terras fossem do sonegador, ele devia mais de R$10.000.000,00 em impostos, há mais de 10 anos. Aquela área fora ocupada por moradores ilegalmente,sim. Mas será que foi ilegal mesmo? O local estava abandonado, e como nosso país NÃO é "Um Brasil de todos", não havia outra forma. Não tiro o direito do Sonegador de restituição das suas terras, mas nada justifica a barbárie cometida pelo Governo, Prefeitura, Policia Militar, sob ordem da Juíza Monstro. Juíza esta que foi não apurou se o sonegador tinha antecedentes, ou se as famílias teriam para onde ir.
               É engraçado que passado alguns meses, as pessoas nem se lembram mais do caso. Porém as famílias que ali estavam jamais esqueceram o terrorismo que viveram. Crianças, mulheres, idosos, homens trabalhadores, até mesmo quem estava acometido com o Crime sofreu com o terror dos mais de mil Policiais Militares.
               E nesta aula, que foi muito enriquecedora soube que a ação dos meus futuros companheiros de Profissão, os Assistentes Sociais nada fizeram. Isso me deixou ainda mais indignada. Nós que lutamos pelos Direitos Humanos, lutamos pela Vida, simplesmente ver massacrarem pessoas e não fazer nada, me faz perguntar: Para que fazer Serviço Social, passar 4 anos numa faculdade, e depois quando pega o diploma se rende de forma suja??!
               Não cabe a mim julgar, ou condenar, mas eu apenas quero saber para onde foram as famílias, e porque o Serviço Social da cidade não fez NADA!
              Fiz este post para não ser esquecido esses casos brutais de poder, simplesmente o poder ali foi usado de forma terrorista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário