Cadê o Pinheirinho?!

                 Bom, todos que acompanham diariamente os acontecimentos na internet, lembram da mobilização nas redes sociais sobre o caso Pinheirinho! Mas depois de 10 meses para onde foram as 1.600 famílias que foram arrancadas de suas casas? Até agora não se sabe. Mas eu deduzo que grande maioria deve estar morando em casas de parentes, amigos, ou alugaram um singelo barraco em uma favela.
                Essa pergunta me veio ( na verdade me fez reviver toda indignação que senti quando soube do acontecido), por meio da última aula no qual foi ministrada majestosamente pelo Renato,o qual abordava Direitos Humanos. Ele trouxe elementos fundamentais para minha aceitação de indignação. Indignação essa que fui calada em meio a uma aula quando trouxe o caso para a sala. Sim queridos, calada! Chorei, me revoltei, pois a mídia não dava espaço para as famílias. Mostravam apenas o povo revidando os golpes dos PM. Não mostraram que o governador, o prefeito estavam do lado do Sr.Naji (sonegador de impostos).
                Estava em andamento as negociações do Governo Federal para que aquelas famílias tivessem permanentemente as suas casas. Por mais que as terras fossem do sonegador, ele devia mais de R$10.000.000,00 em impostos, há mais de 10 anos. Aquela área fora ocupada por moradores ilegalmente,sim. Mas será que foi ilegal mesmo? O local estava abandonado, e como nosso país NÃO é "Um Brasil de todos", não havia outra forma. Não tiro o direito do Sonegador de restituição das suas terras, mas nada justifica a barbárie cometida pelo Governo, Prefeitura, Policia Militar, sob ordem da Juíza Monstro. Juíza esta que foi não apurou se o sonegador tinha antecedentes, ou se as famílias teriam para onde ir.
               É engraçado que passado alguns meses, as pessoas nem se lembram mais do caso. Porém as famílias que ali estavam jamais esqueceram o terrorismo que viveram. Crianças, mulheres, idosos, homens trabalhadores, até mesmo quem estava acometido com o Crime sofreu com o terror dos mais de mil Policiais Militares.
               E nesta aula, que foi muito enriquecedora soube que a ação dos meus futuros companheiros de Profissão, os Assistentes Sociais nada fizeram. Isso me deixou ainda mais indignada. Nós que lutamos pelos Direitos Humanos, lutamos pela Vida, simplesmente ver massacrarem pessoas e não fazer nada, me faz perguntar: Para que fazer Serviço Social, passar 4 anos numa faculdade, e depois quando pega o diploma se rende de forma suja??!
               Não cabe a mim julgar, ou condenar, mas eu apenas quero saber para onde foram as famílias, e porque o Serviço Social da cidade não fez NADA!
              Fiz este post para não ser esquecido esses casos brutais de poder, simplesmente o poder ali foi usado de forma terrorista.

Amizade.

                 Diz o ditado: "amizade você conquista", e eu acho que é a mais pura verdade. Afirmo isso pois tenho amigos no mundo inteiro (graças as redes sociais), e mesmo distantes eles se fazem presentes, atentos e prestativos ao meu lado. 
                 É difícil gostar tanto de uma pessoa e não poder abraça-la pois ela ela há milhas de distância de você, mas o simples fato dela estar ali conversando mesmo que pela tela de um computador, ou pelo celular já me faz acreditar que tenho pessoas que me querem bem. Ser querida não é privilégio, mas o maior dom que pude ter é ser amiga. É certo que algumas amizades que já fiz na vida me deram alguns tombos feios, mas eu acredito ainda com veemência que exite amor de amigo, e que este amigo pode ser seu irmão. 
            Queria poder dizer a todos meus amigos o que sinto realmente quando falo com eles mas é claramente impossível. Algo que se vive, que sente mas não tem descrição, e mesmo que houvesse tais palavras, nenhuma delas seria tão grandiosa como AMOR. Sim o amor. Sinto um enorme carinho e admiração por aqueles que conquistei em anos, meses, dias ou horas. O que me faz acreditar também que há humanidade no mundo. Sentimento este que está em falta assim como o amor, mas que ainda conheço e reconheço em muitos dos meus amigos. Vinicius de Moraes escreveu tão grandiosamente "Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!" E é bem assim mesmo, nós quando não temos um amor enlouquecedor, enlouquecemos na solidão quando nos falta amigos.
              Agradeço a Deus todos os dias por ter amigos, mesmo longe, de tribos diferentes, idades diversas, mas onde cada um é especial e tem me acrescentado valores muito importantes para minha construção enquanto pessoas.
              Os amigos são seres que devemos cultivar, pois é neles que iremos chorar nossas magoas, perdas; que cantaremos juntos, daremos risadas (no meu caso são gargalhadas infinitas), eles que estarão ao seu lado em todos os momentos. Mas quando eu falo de amigo, é amigo mesmo, e não colegas de baladas, sala, etc. Amigo aquele que te enche o saco, coloca apelido, fala palavras, te xinga, briga e grita com você, que te odeia as vezes, mas te ama mesmo assim.
        Eu realmente fico sem palavras quando preciso descrever tantas coisas boas. Parece que meu vocabulário universitário não é suficiente, e creio que não seja mesmo. Mas o que eu posso fazer é cultivar cada amigo que tenho,guarda-los como preciosidade que são, e mante-los por perto. É difícil mais não impossível. E aos meus amigos que estão lendo isso: AMOO VOCÊS CARALHOOOOO! *-------------------*



PS: Foto de uma noite enluarada de Caconde, primeiro porque é impossível fazer uma montagem com a foto de todos, e segundo porque eu adoro essa foto. E o blog eu meu, prontoo!kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Saramago.


Passado, Presente, Futuro

Eu fui. Mas o que fui já me não lembra:
Mil camadas de pó disfarçam, véus,
estes quarenta rostos desiguais.
Tão marcados de tempo e macaréus.

Eu sou. Mas o que sou tão pouco é:
rã fugida do charco, que saltou,
e no salto que deu, quanto podia,
o ar dum outro mundo a rebentou.

Falta ver, se é que falta, o que serei:
um rosto recomposto antes do fim,
um canto de batráquio, mesmo rouco,
uma vida que corra assim-assim.

(José Saramago)




Química

Sublimemos, amor. Assim as flores
no jardim não morreram se o perfume
no cristal da essência se defende.
Passemos nós as provas, os ardores:
não caldeiam instintos sem o lume
nem o secreto aroma que rescende.
(Saramago)

Viagem....

Sabe aquele momento aonde tu precisa sair, conhecer outros lugares, pessoas, mas não tem grana, nem tempo e sua mãe implica? É passei por isso. Mas dinheiro a gente dá um jeito, tempo a gente arruma, mãe (pula essa parte vai), certas coisas precisam ser feitas, sem muito do porque ou pra quê?! Se um dia tiver a oportunidade faça, é uma das melhores vibrações e alegrias que pode acontecer.
Ver Santos, um dia nublado, quente, olhar as ondas batendo na pedra, me fez enxergar que sou muito pequena e que não tenho conhecimento algum, porém posso descobrir coisas sobre mim, sobre as coisas, sobre a vida que nunca imaginei. Aqueles prédios enormes, aquele mar sem fim... aaaahh como foi revigorante. Um sentimento pra descrever: Liberdade. Simples, o vento batendo nos cabelos, os respingos d'água que surgiam no meu rosto. Que sensação. A quanto tempo não sentia isso, há quanto tempo eu não queria isso. Mas talvez o medo, a falta de vontade e amor próprio estivessem escondendo isso. É amor próprio, me descobri mais humana, mais pensante naqueles momentos. Como foi bom, como eu quero novamente sentir isso.As coisas simples da vida, são as mais bonitas e as melhores.
E chegar em casa, ver sua mãe com a cara de felicidade não tem preço. Santos, Charlie Brown combinam muito bem!
Santos, Quebra-Mar (28/10/2012)
"Vamos viver nossos sonhos, temos tão pouco tempo." ♪

Crianças.

Quando eu era criança não pensava em tanta coisa como hoje. Eu era tão mais calma, tão mais alegre, sem o peso do mundo, das cobranças, eu podia ser eu de vestidinho e descalça. Lembro do cheiro da minha infância, bolinho de chuva com café, aaah como eu amava chegar da escola, adentrar a cozinha e ver minha linda avó fazendo os bolinhos e o café. Eu era a única criança da casa, brincava com as crianças da rua a maioria meninos. Gostava de ficar sentada olhando os carros e imaginando pra onde as pessoas iam.
Aprendi a fazer comidinha de mato, bolinho de barro, trocar roupinhas de bebê em bonecas, aprendi que levar terrão no olho doí e arde, sei o quanto incomoda ficar 30 dias sem poder colocar o pé no chão pois uma torção é foda. Sofria com o Merthiolate nos cortes, ralados e feridas profundas nos joelhos. Tenho cicatrizes até hoje.
Eu tive uma infância que muitas crianças queriam ter, tinham os brinquedos que queria, estudava e tirava boas notas, tive festas de aniversários, tinha um tio padrinho que me ensinou a catar minhoca e amar o time mais lindo. Uma avó que apesar de brigar muito comigo na adolescência me queria muito bem, queria me ver feliz. E uma mãe que não estava muito presente pois tinha de trabalhar para eu ter o meu leite com toddy todo dia. Eu só não tive a sorte de ter um pai presente, mas isso foi suprido com os tios, porém não totalmente. Mas não pensem que eu me tornei rebelde pois vi meu tio padrinho e minha avó irem embora antes de me verem formando na faculdade, não pensem que me revoltei com o mundo porque meu pai ao invés de saber como eu estava, criava outros filhos e vivia outra vida. Não, isso só me fez mais forte, pois ao meu lado tive pessoas maravilhosas, que queriam meu bem e a minha felicidade.
A única foto que tenho com meu pai. Aniversário de 1 ano.
Doí ver crianças hoje fazendo birrinha por um Iphone, enquanto eu só queria ver as crianças da favela brincando nas ruas, sem medo de levar um tiro. Queria ver as crianças da Africa, dos semáforos  da rua ter o que comer. Isso me faz ver o quanto as vezes sou má agradecida com tudo.
O que mais me admira disso tudo, é que mesmo as crianças mais pobres, que muitas vezes têm de deixar sua infância para ajudar em casa, elas não perdem os sonhos, o brilho no olhar ao ganhar um brinquedo simples, sem tanta tecnologia ou com preços exorbitantes. Ver o sorriso de uma criança que cresce como adulto não tem preço, pode ser doloroso ver, mas naquele sorriso se esconde sonhos, planos, e vontades. Eu fui feliz quando criança, apesar de todos os desafios, de todas ás mágoas, de tanta tristeza da perda, eu fui feliz. E só deixo um recado: se você tem uma família (pai, mãe,irmãos, avós, tios) dê valor, independente da sua situação financeira, tenha amor, carinho e se dedique ao máximo para ser um cidadão de bem, pois não há maior orgulho para um pai e uma mãe em ver sua Criança crescer e ter caráter, dignidade e humildade.  

Os Tabus, a mídia e GLBTS!


          Bom, o assunto é ainda um tabu entre os mais conservadores, mas a mídia está dando destaque totalmente exagerado e contraditório; então vou expor a minha opinião. Não sou homossexual, mas tenho amigos (e posso dizer muito bons amigos) que são e assumem a condição. É importante ressaltar que homossexualidade não é doença, você não se 'contamina' por estar no mesmo ambiente, ou pegar na mão. Mas acho que pior do que ter os 'achismos' da vida é usar isso de forma pejorativa e ainda tirar proveito da situação. A mídia está tão 'a favor da causa' que acaba se contradizendo, propaga uma coisa, mas não assume. É o caso das novelas. Existem os casais homossexuais, mas eles não trocam afetos, carinhos, como os casais heterossexuais. Estranho né? Quando ocorre algum fato de homofobia, a mídia por alguns minutos explode condenando a sociedade.Sociedade esta, que fora criada na base cristã de que relacionamentos devem ser apenas entre homens com mulheres, e vice versa. Mas na própria bíblia diz que devemos amar o próximo, seja ela do modo que for. 
            Está em pauta agora o casamento homossexual tal qual a adoção de filhos para os casais. Eu acho justo o casamento e a adoção. Qual o problema? É estranho imaginar um filho sendo criado por pessoas do mesmo sexo? Não vejo problema algum, muito pelo contrário, essas pessoas tem muito mais amor, carinho e paciência pra educar uma criança, do que um casal hetero frustrados pelas crises capitalistas. 
            É tão estranho esse mundo, quando pensamos que estamos progredindo, na verdade estamos regredindo. É certo que a opinião da Igreja ainda impera, mas nem sempre a mesma tem razão. E a mídia, bom, exageros a parte, ela quer dominar a massa que anda em cima do muro. Ela nos deixa mais alienantes e ainda tem o poder de discórdia das pessoas. Já dizia D2 : "Querem nos controlar, mas são todos descontrolados." E assim seguimos. Aceitando as condições impostas por superiores sem ao menos tentar lutar. Fazem muito bem a classe GLBTS de querer garantir seus direitos, fazer valer uma lei anti homofobia,  a união de casais e a adoção. Se ao menos as pessoas parecem de julgar e começassem a compreender a vida talvez (eu disse talvez) houvesse mais humanidade no mundo!

Politica diferente de politicagem.

                  Bom, vamos falar de uma coisa importante, mas que poucos gostam de debater; já que política não se discute, vamos então fazermos uma reflexão. Todo ano de eleição é a mesma coisa, o mesmo blábláblá, e as mesmas promessas. Até em uma conversa com um amigo usei das seguintes conclusões: "é muita poluição ambiental, visual e sonora pra um período.Eu adoro politica, mas odeio politicagem, e é isso que vem acontecendo no Brasil. Essas alianças feitas por partidos que antes eram rivais, só está servindo para tentar enganar o povo. As coligações estão embasadas em interesses da elite, são os empresários, magnatas e burgueses que estão no controle. Mesmo quem tem ideias boas para efetivar muitas vezes se vêm de pés e mãos atadas devido a esse cerco que se mantém nos partidos. A Politica só está servindo para elite, enquanto o povo se contenta com os Bolsa Famílias da vida. Emprego tem. Mas e a qualificação?      
              No Brasil milhares de pessoas não conseguiram concluir o ensino fundamental, e que mal sabem ler e escrever, pois tiveram de sair para trabalhar em empregos mal remunerados e exploratórios. Sem contar os analfabetos, que por falta de informação não frequentaram uma escola. E ainda sou obrigada a escutar que a Educação melhorou, está ótima. Para quem? Para quem paga, pra quem é da elite que pode manter um ensino de qualidade pago. Mas pra quem é de baixa renda,que está a mercê do capitalismo, onde muitos não tem nem leite para tomar antes de ir para escola, não, não está nada boa. Isso sem contar os baixos salários dos professores, que cada dia mais tem de enfrentar os desafios da questão social.
                E os universitários da classe menos favorecida que ingressam em faculdades publicas, muitas vezes são discriminados, e não podem defender suas opiniões. Estão em contato com os dois mundos , e tem um critica que deve manter para si. Isso sem contar nos Universitários trabalhadores que pagam seus estudos pois querem uma vida mais digna com uma formação superior que não são valorizados."
              E ai? Eleições Municipais estão chegando, e com elas todas as promessas que pouco serão cumpridas. Mas quem está ligando?! Vamos sediar a Copa de 2014. Ganharemos milhões, ou melhor, os empresários já ricos o suficientes que lucraram em cima da mão de obra do trabalhador,este que por sua vez, não ganhará mais do que seu mísero salário mínimo; - e se contente com isso classe subalterna! Hipócritas, ao invés de se investir em educação, cultura, segurança, saúde e assistência, vamos investir em estádios, hotéis, pousadas, reformar calçadas, bancos. É né, é isso que o povo vai comer depois, vai ler, vai levar pro resto da vida. Enquanto a mídia cobre todo esse 'enfeite' , as favelas serão camufladas, apagadas, e assim, as pessoas que nela residem. Engraçado né?!Quando encontramos pessoas de pulso firme, e com opiniões criticas e transformadoras, nos perguntamos porque então o País continua assim, resposta fácil, por ainda nadamos a favor do sistema. Nada vai mudar até o cidadão ter a noção de que seu voto pode mudar, e que anular ou votar em  Branco não vai adiantar, apenas vai piorar. E espero que surgem candidatos do povo e governe para o povo, sem a mão dos capitalistas e estrelinhas infiltradas no meio disso tudo.
               É a minha visão pessoal de tudo que acontece e de como poderia melhorar a politica. 

(:


            Eu gosto de gente! Simpática, bem humorada, que saiba levar a vida nem tão 8 nem tão 80.
Gosto de cheiro, sabores,olhares, sorrisos; e não me disfarço se gosto.Gosto olho mesmo. Beleza é pra se ver, sentir, tocar, cheirar. Livres. Somos livres para escolhas. Relacionamento sem liberdade não é relacionamento é condicionamento. Ciúmes é bom eu gosto. Principalmente quando me agarra pela cintura. Me faz rir, me faça chorar, me faça conhecer; o mundo é eterna descoberta. Musica para alma, ouvidos, para a vida. Se querer vai apenas na imediaticidade do corpo, prefiro o não querer, para que assim, eu possa me imaginar!


Eu não quero, mas querendo.

           É engraçado quando você não tem uma coisa e você a quer de qualquer modo e quando você a tem não deseja tanto assim. Confuso não!?! Acho que mais ou menos a frase clichê que se encaixa "Só valorizamos quando perdemos". Fato. Quando se tem não se dá o devido valor, nem importância.Mas quando não se tem você quer, e quer tão intensamente que acaba se perdendo no meio do caminho.
          Constrangedor quando você tem algo mas não o quer. Dai você passa a despreza-lo, deixa-lo, querendo jogar fora mas com medo. Me dói quando não tenho, mas quando tenho parece que enjoo fácil. Aliás, nem sei na verdade se quero, eu desejo de uma forma e me vem outra completamente diferente. É desanimador, frustrante. Mas...
          Eu tenho agora, mas não quero, ou melhor, quero. Mas não dessa forma, não gosto de me sentir sufocada, presa. Sou livre, independente, sempre fui assim. Eu gosto de me sentir assim, e se não consigo ser assim para quê querer? Bom, nem sei porque raios escrevi isso, mas tá tão complicado que eu acho melhor escrever um desabafo. 

Eu tento absorver.

É dificíl falar em absorver energias. Elas estão no ar, nas pessoas, nas coisas, e absorvemos tudo. Tudo mesmo. Se uma pessoa está bem, e você nem tanto, a alegria dela passa pra ti. Assim como a vividez da planta passa para nós, como fonte de energia revitalizadora. Porque amo vento, chuva? Simplesmente porque elas são parte do ciclo. Eles absorvem as 'energias' nem' tão boas da terra, se filtram e voltam totalmente boas para nós. Acho que temos de ser assim: eu absorvo tudo que me faz bem, tudo que me alegra, me revitaliza, mesmo o que não me agrada, me entristece, eu absorvo, filtro e tento transformar em coisas boas!
É claro que nem sempre consigo, mas eu tento, ou melhor estou tentando. Canalizar tudo que você recebe de ruim, e transformar em bom, é trabalhoso, mas não impossível.
E assim eu tento não absorver, não ser esponja das vibrações negativas. É claro que você é humano e haverá dias em que seu único pensamento é ter uma 357 Magnum para atirar em cada coisa ruim que passa, mas são apenas pensamentos.Essas tais vibrações, ações e pensamentos negativos, só acabam por lhe deixar  mais amargo, menos feliz. Infelizmente nos deparamos com altos e baixos, e quando se está por baixo, nada mais sensato do rir da própria desgraça, rir de si mesmo. Não dizem que um sorriso melhora tudo?!Eu concordo tanto que sou prova viva disso. É rir de tudo, ser feliz por coisas bobas, que  tudo acaba melhorando. Muitos me acham doida,escandalosa, etc, etc ; mas sinceramente pouco importa, é melhor ser assim, do que ficar absorvendo tudo, e se machucar por dentro. É tentando absorver o que é ruim e tentar transformá-lo em bom, e o que é bom deve-se expandir mundo a fora.

Me esqueço de escrever.

Nossa, hoje parei para abrir o blog e descobri que não posto nada há certo tempo. Isto está sendo muito prejudicial a minha habilidade de escrita e leitura. Fatalismo? Não talvez descrente do meu potencial criativo e ideológico, logo passa. Aliás já passou. Mas o fato é, escrever é um dom ou você adquire com leitura e aperfeiçoamento? Bom pra mim ultimamente está sendo um sacrifício. Meu Deus como é impossível escrever um TCC, nessas horas falta tudo: tempo, tempo, tempo. Só não falta preguiça e desmotivação de abrir o Word e começar. Nossa como seria facíl começar um TCC (para os que me perguntam - minha mãe por exemplo, um TCC é Trabalho de Conclusão de Curso, é tipo um filho, só que ele só da trabalho por um tempo, e se você não faz, não se forma), com "Era uma vez". Nossa tantas histórias legais começavam com "Era uma vez...", minha infância era tão maravilhosa e só agora me dei conta! Pois bem voltando ao escrever. Não é que eu não queria, é que eu estou nessa de procrastinação. E também me falta vergonha na cara de pegar os livros e ler - fato! Eu simplesmente acho que funciono na base da pressão. Falou que faltam 24 horas pra entregar, me baixa um "Chico Xavier" e despenco a escrever. Tão magnificamente que eu me surpreendo. Mas infelizmente, como havia dito, é um filho,  pra ele crescer lindo e bonito é necessário cuidado e dedicação, duas coisas que não me cabem. Primeiro porque sou o desastre em pessoa, tudo que eu tento ter o minímo de cuidado nunca fica como se fosse 'novo',  e não me dedico tanto também não. Tudo que já me propus a fazer nunca terminava; tô na linha do põe fogo, mas na hora nega, entende?! Não sei como consegui chegar ao ultimo ano de faculdade, e por sinal, um curso muito difícil, mas sei lá, me identifico muito. As vezes me acho radical demais para uma Assistente Social, outras me acho romântica e sentimental em demasia, complexo.
De tantas duvidas e contradições, só me lembro de ler e refletir, mas nunca escrevo, meu mal. Tenho de escrever, minha orientadora precisa, eu preciso, meu filho precisa se alimentar, mas nada sai. Alias saiu, 3 linhas! Sim , inconformada com isso, euzinha de uma escrita peculiar e criatividade fora do comum, não estou conseguindo êxito. Tragédia total. Mas o que acontece é que me distraio tão facilmente e me esqueço de escrever.

Happy Birthday Mother

         Hoje minha nega faz 50 anos. É meio século de muita luta, muita força e coragem não é pra qualquer um. Bom mãe, te desejei parabéns, e agora que a senhora foi pro banho resolvi escrever. Tenho tanta coisa pra dizer, mas tenho vergonha, medo, sei lá o quê. Mas existem coisas em mim que não consigo dizer pra Senhora Mãe. Então vou escrever, talvez um dia eu leia pra Senhora, ou alguém te mostre, mas ai vai:
        "Queria te agradecer por me dar a vida, por mais dificíl e cruel que seja, eu estou aqui viva, e graças a senhora eu tô conseguindo seguir a vida. Te agradeço por limpar a minha bunda, me fazer arrotar, me ensinar a falar, a andar, a comer, a me levantar quando cair, ficar comigo quando estou doente, por fazer as comidas que eu gosto, mesmo fora de hora, a senhora vai e faz (resmungando as vezes, mas faz com carinho). Obrigado por me dar atenção, por me chamar atenção, pelos tapas, beliscões, por me dar carinho, segurar a minha mão enquanto tomo soro no hospital. Obrigada por me ensinar o que é ser honesta, ser humilde, ter caráter, e ter orgulho do que temos, por mais pobres que podemos ser, nós temos o que comer, o que vestir e aonde dormir, e o mais importante, temos uma a outra; e isso vale mais do que qualquer dinheiro do mundo. Obrigada por me ensinar que trabalho não é facíl, mas é necessário. Obrigada por me apoiar e incentivar quando resolvi estudar, e ter uma profissão diplomada. Obrigada por me fazer chorar por tantas vezes com palavras dolorosas, porém verdadeiras. Sei que não sou uma boa filha, não sou perfeita, aliás é o imperfeito que nós atrai. Perdão Mãe, pelas inúmeras vezes que te fiz chorar, sofrer, pelos meus erros. Perdão por ser tão rebelde e te ofender com atos e ações.Perdão pelas vezes que te critiquei, e de alguma forma te humilhei. Perdão Mãe pelas vezes que fraquejei e corri para teus braços,e depois não soube valorizar esses braços. Perdão Mãe pelas minhas ausências de filha, naqueles momentos que você só queria que eu escutasse, e eu queria ver outra coisa julgando ser 'mais importante'. Perdão Mamãe, Perdão.  
       Chegar aos 50 anos com a sua força e coragem não é pra qualquer uma, quisera Deus eu chegar na sua idade com seu jeito. Obrigada Mãe por segurar a minha mão.Suas mãos calejadas de tanto trabalho, de tanto esforço pra me dar o que comer, me dar os meus livros e cadernos, para que eu chegasse hoje aonde estou. Obrigada Mãe pelas inúmeras vezes que deixou as suas vontades para satisfazer as minhas. Obrigada Mãe por ser minha amiga e as vezes inimiga. Obrigada por me acolher quando eu mais preciso, por ser a minha companhia sem precisar dizer uma palavra. Obrigada por existir. Se hoje dou um mínimo valor a Senhora, é porque aprendi da forma mais dolorosa que não sei viver sem você. Afinal você me deu a vida, e me mantém nela.Te agradeço pelos conselhos, sempre acerto quando a sigo a sua opinião. Obrigada pelos carinhos contidos, pelos abraços tímidos, e os beijos vergonhosos; é a sua maneira de expressar que me ama. E tenho certeza de que me Ama. OBRIGADA Mãe, e PERDÃO por não ser uma filha tão boa quanto a Senhora merece.
      Parabéns Mamiis! E por favor continue por mais 50, 80, 100 anos!!!.... (Eu preciso de você)





O distanciamento

          Se existe uma coisa que me afeta profundamente é o distanciamento das pessoas. Não somente a distância quilometrada, mas as vezes a pessoa que está ao seu lado, todos os dias e te trata como se você fosse um desconhecido. É como se um iceberg estivesse ali. E o pior é que você tem de fazer cara de paisagem, e não se pode manifestar o quão ruim é essa situação. Pois bem, isso ultimamente está acontecendo muito comigo, até numa conversa com uma colega desabafei, e ela me disse que era coisa da minha cabeça. Mas eu sei que não é, se fosse eu simplesmente agiria de outra maneira. Esses laços de relacionamentos fragilizados acabam com meu espírito, simples. Me causam inquietação, fico me perguntando o que eu fiz, porque fiz, e quase nunca tenho respostas. Daí comecei a repensar os valores, eu sempre dou valor a quem não está preocupado com a minha vida, que não quer saber se estou bem , ou precisando de algo (nem que for um copo de água). Nunca fui de puxar saco de ninguém, nem me esforçar para alguém gostar de mim. Acho que é por isso que muitas vezes me deparo sozinha em meus pensamentos. Tem pessoas que forçam tanto que chegam a me dar enjoo. Francamente de falsidade tô cansada. E o pior é que no mundo o que mais tem, são pessoas que fingem ser o que não são.
         E esse distanciamento da falsidade não é possível. Mas não doí ficar longe de pessoas falsas. O que doí, é a distancia da pessoas que queremos bem. Essa distancia doí que é uma beleza, doí de doído mesmo, sem dó. Doí, e pensar na distância é uma dor invisível. Invisível porque não vemos, não sentimos, mas imaginamos. E essas ações imaginárias corroem o cérebro, e o estomago. Me enjoam, me dão inquietações, náuseas pelo corpo todo. Não haverão de saber o que se sente quando um amor está distante, enquanto não viverem as sensações. 
         E quando o distanciamento é por pessoas próximas. Que fingem não notar sua presença. Que não querem aceitar o quanto você está presente, e que podem correr o risco de se entregar aos sentimentos mais impuros da mente? Esse distanciamento não tem definição. E os efeitos são os mais diversos. Raiva, inquietação, choro, angustia, impaciência, tristeza, rancor, ódio. E esses sentimentos causam as piores reações. Porque você resolve se distancia da pessoa por medo, é grave. Pois depois você pode se arrepender e querer voltar atrás, mas nesse momento pode ser tarde demais. 
       A gente sofre com a distancia mas aprende. Aprende que não há quilômetros que impeça de se ver, que não pode haver medo de entrega, mas que a falsidade quanto mais longe, melhor. É simples, a vida te dá opções, se você escolhe por se distanciar, pense depois essa distancia não tem rotatória, pista dupla, placas, semáfaros alertando que ''pode seguir, a pista está livre pra você voltar''. Pense, não mantenha distancia daquilo que te faz bem, mesmo longe!

de repente

                   Sabe aquele momento em que você está tentando ir em frente, dai vem 'certas' pessoas com 'certas' palavras e pronto. Acabam com o pouco de esperanças que você tem! Tai, essas atitudes de comparações acabam com qualquer pessoa que esteja com seu psicológico abalado. Eu odeio comparações, principalmente quando me comparam. Só Deus sabe o esforço que eu faço, (ou as vezes não);o quanto é difícil  a cada vez que fracasso e tento me levantar, seguir em frente. Só Deus sabe. E daí vem sempre a comparação, "Porque a fulana conseguiu." "Tá lá bem na vida, ajuda os pais." A impressão que me passa é que todos são melhores do que eu. Mas será que realmente são? Nessas horas eu choro, me revolto comigo mesma por ser tão fracassada. E quando eu mais preciso de apoio. Cadê? Somem todos, ou fingem não ver.
                  Como eu queria que essas 'pessoas' estivessem no meu lugar. Como eu queria que elas sentissem o que sinto. Vivessem como eu vivo. Pensar como eu penso. Mas não dá né. É tão mais facíl criticar, derrubar, acabar com a pessoa, do que levantar a moral dela, falar que ela consegue, levar sua auto estima. Nossa, certas atitudes humanas eu desprezo, profundamente. E é nessas horas que dá vontade de desistir de tudo, de entregar os pontos, assumir : Eu sou um fracasso! Talvez isso ajudasse na libertação de criticas, mas será que é o melhor? Digo não. De repente, depois de tanto choro, eu olho pros livros e penso: Eu sou melhor do que todos eles juntos. E posso ser mesmo. Basta eu ter vontade. Vontade de me superar. Superar minhas fraquezas, minha preguiça, minha dor. E vamos lá, de repente tudo melhora não é?!!!
                No intuito de me verem no chão, eles dizem coisas pra me magoar. Mas que pena, o máximo que conseguem é arrancar lágrimas, que logo enxugo, e sigo em frente. Vamos lá raça humana, somos melhores do que pensamos, ou queremos. Não vamos destruir uns aos outros com meras palavras ou ações banais. Sejamos mais humanos. Aqui na terra se você infringi as leis, a justiça condena, mas se você julga desnecessariamente a vida de outrem é Deus quem vai saber!

R.

              Você sabe quando é amor, quando simplesmente não consegue ouvir o nome da pessoa sem abrir aquele sorriso. Quando ouve determinada música, lembra do dito cujo! Ele (no meu caso) chegava perto eu me arrepiava, sentia meu coração na boca, a respiração ficava mais lenta, como se eu entrasse em nirvana total. Se algum dia você sentiu isso, pode acreditar, era amor.
              Eu posso dizer com todas as letras que eu amei (se fui amada, não sei); mas eu amei, da forma mais linda, pura e sincera que podia. Eu sentia arrepios quando ele me abraçava, eu não sabia o que falar quando estava próxima dele, era uma total bobona. E eu adorava ser essa bobona. É engraçado porque foi um momento presencial entre nós tão curto, mas tão intenso que até hoje eu lembro, é claro, que tenho falha na memória, a idade chega, e com ela os vários compromissos, ocupações, enfim, algumas coisas eu não consigo me lembrar constantemente, mas elas vêm como flash. Foi tão perfeito que custo a acreditar se foi real. Bate saudade, e quando isso acontece você não está presente, nem fala comigo pelas redes sociais. (E dói quando isso acontece). É triste lembrar aquele dia que te vi indo embora da estação. A partir daquele momento um parte do meu coração foi junto. Estranho, eu sofri tanto por meses, eu chorava, me questionava, e nada fazia passar a dor do adeus. Aquele foi uns dos piores momentos, se eu pudesse voltar o tempo, teria dito mais coisas, teria feito mais carinhos, te abraçado mais, te beijado, ter exagerado com você. Não teria ciumes, nem tentaria te controlar de alguma forma. Teria sido mais clara, mais transparente, menos infantil. Mas foi bom, a gente aprende, e com esse tempo eu amadureci. Não tento controlar ninguém, está totalmente controlado meu ciumes, e acima de tudo, estou mais sincera, comigo mesma e com os outros.
           Se você me perguntar se nesse tempo que não estamos mais próximos eu fui feliz, responderei SIM! Assim como você foi, mas não amei ninguém com a intensidade e a vontade que eu senti (e posso dizer ainda sinto) por você. E por não amar tanto aprendi. Aprendi que amar não é sofrer, é ser feliz com a felicidade do outro, é ser sincero , primeiro com você mesmo e com o outro também, é lembrar com carinho da pessoa. É rir que nem boba dos momentos 'palhaços', é dizer um 'boa noite, dorme com os anjos.' mesmo que a pessoa não ouça. É desejar o bem , mesmo que ele esteja com outra pessoa, afinal amar é se doar. Certa vez, escondi tudo numa caixa ( as recordações ), e coloquei no fundo do guarda roupas, pra não me lembrar mais, porque na época eu fiquei tão triste e frustrada que resolvi te enterrar vivo pra ver se a dor passava.Se resolveu alguma coisa isso? Não sei, talvez tenha sido bom, afinal, eu tinha de seguir em frente por nós. Confesso, foi difícil, mas não foi ruim. Te ver hoje como um novo homem (mesmo com esse estilo que não me agradou nada), é uma grande alegria. Sinal de que ambos estão prontos pro mundo. Se juntos ou não, sinceramente não sei. Mas eu particularmente gosto de lembrar das coisinhas que vivemos, e que foram tão bonitas. Hoje nem choro mais lembrando, contando, ou escrevendo, não doí, nem me fere. Creio que ambos não sofrem mais; e quando nos falamos (nas raras vezes que eu puxo algum assunto idiota), me bate saudade, e me faz querer te ver.
            A distancia me assusta, me incomoda, mas o que eu posso fazer? Te fiz uma promessa, e ela está quase se cumprindo, faltam poucos meses, e se tudo der certo te verei novamente. Ainda tenho seu rosto na memória (não que vejo hoje pelas fotos), mas o de quando nós conhecemos. Eu pulando em sua direção lembra? Nossa, como foi bobo aquilo, e tanto que demoramos pra dar o primeiro beijo?! Hoje eu dou risada de tudo isso; foi bom. E eu sei que foi ( e é ) amor, por que te lembro com carinho, um carinho tão grande que ultrapassa o coração, não cabe na minha pequena pessoa. E se me perguntar se esqueci de você; vou responder: Jamais, você foi único, e mesmo que passem 50 anos ainda lembrarei de você. E só me afastarei de você se me pedir. Caso contrário, não pretendo tao finalidade. Queria poder escrever mais, mas as palavras somem, e vai ficar muito grande e o povo tem preguiça de ler. (kkkkkk).Mesmo assim pra terminar digo: Amo te! (e é sincero você sabe disso)

PS: eu ainda tenho as pulseiras e as camisetas. Guardadas pro dia que te ver novamente!



"Amo como ama o amor. 
Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar.
Que queres que te diga, além de que te amo, 
se o que quero dizer-te é que te amo?!"
Fernando Pessoa

Clarice Lispector

"Já gritei quando deveria calar, já calei quando deveria gritar.
Muitas vezes deixei de falar o que penso para agradar uns, outras vezes falei o que não pensava para magoar outros.
Já fingi ser o que não sou para agradar uns, já fingi ser o que não sou para desagradar outros.
Já contei piadas e mais piadas sem graça, apenas para ver um amigo feliz.
Já inventei histórias com final feliz para dar esperança a quem precisava.
Já sonhei demais, ao ponto de confundir com a realidade... Já tive medo do escuro, hoje no escuro ´me acho, me agacho, fico ali´.
Já cai inúmeras vezes achando que não iria me reerguer, já me reergui inúmeras vezes achando que não cairia mais." (C.Lispector)

Pacote: O valor de uma mulher e é a gente aprende parte II (tudo junto)

             Bom vamos aos fatos: são poucos os homens que sabem o valor de uma mulher, e são os raros que são honestos com as mesmas. Nós mulheres temos uma pretensão em se apaixonar mais facilmente, mas isso não significa que você tem que enganá-la para conseguir alguma coisa. É muito melhor você falar a verdade, ser sincero, verdadeiro. Se você não tem sentimentos tudo bem, ela talvez não tenha sentimentos por você também, ela só quer a sua companhia, não o seu amor e uma aliança no dedo. É engraçado por todos pedem honestidade, sinceridade, que não haja falsidade, mas quando nos deparamos com as pessoas que se dizem transparentes, parece que há no mundo pessoas capazes de ser sinceras sem machucar ninguém. Mas eu disse; as pessoas que se dizem sinceras (ou melhor os homens), e elas dão uma puta mancada com você. E agora? Chorar resolve meninas? Resolve, pelo menos você desabafa, e coloca pra fora aquilo que lhe doi. Mas pense, se não havia compromisso porque exigir alguma coisa dele? Você também não exigiu que ele fosse só teu, que fosse fiel. Você não foi fiel com você mesma, você se iludiu, um tapa na cara com a realidade, mas pense mulher: você é linda, inteligente, poderosa, segura, intensa, é desejável , tem ambições e é isso e muito mais que vão te fazer achar algum homem que te complete.Mas pra que pensar nisso agora? A gente aprende que o valor de uma mulher só vale quando ela mesma se valoriza. Quando ela se olha no espelho e se acha ÚNICA!
               Então vamos lá, você aprendeu né? Aprendeu que homens são assim, uns querem, uns tem e poucos dão valor. Se valorize, se ame , como diz Caio Fernando Abreu :" engole teu coração e se ama por dentro", então ame a você mesma. Esteja pronta, quando tiver de acontecer, vai acontecer, sem pressa, enquanto isso viva, se divirta, sorria, nada melhor do que rir de tudo. E confie no tempo, ele é o senhor de tudo.  E por favor pare de se comparar com as outras. Somos Únicas, e mulheres (as de verdade) são poucas, que sabem valorizar um sentimento. Então viva, deixe que o tempo, senhor de tudo resolve. E pra terminar usarei uma frase de Fernando Pessoa:
                       " Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, 
que já tem a forma do nosso corpo, 
e esquecer os nossos caminhos, 
que nos levam sempre aos mesmos lugares.
 É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la,
teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

O conceito é seu. O estilo é meu.

                É engraçado quando você fala que gosta de Rock ou qualquer outro estilo , ( no meu caso é o rock), a pessoa logo já vem: "nossa você só usa roupa preta, e ouve aquelas musica do demônio?!". Perai!Desde quando Rock é música do demônio, é óbvio que existem bandas que se 'curvam' diante de Satã, mas eu não sou dessas. Eu gosto do preto, qual o preconceito?!Mas também uso branco, roxo, vermelho,amarelo, sem problemas. E daí se eu ouço metal?! Vou pro inferno por gostar das Guitarras?! Deus não me aceita por causa das tatuagens;principalmente pelo meu gato preto (meio gay confesso! kkk)? Ou então acha que sou uma bêbada,drogada, desequilibrada; ou coisas piores né! (Cabeça de gente pequena é fogo!)
              É cada coisa que esse povo fala, que ao invés de abrir a boca (agora tô nessa, sou mais eficiente de boca fechada!) eu fico refletindo, e chego a conclusão: tá você pode me criticar, mas com críticas construtivas, não me ofender pelo que eu ouço, ou do modo como me visto.
               E daí se eu estudo Serviço Social, vou ser Assistente Social, garantir o direito do cidadão. É claro que não vou me vestir como se fosse ao show do Sepultura, ou do Angra, mas tenho o direito de gostar das bandas que eu quiser! Assim como tenho o direito de ouvir Lenine, Zeca Baleiro e Marcelo Camelo sem ser tachada de 'velha'. Gosto de cultura, gosto do que é bom, o modo de vestir é de cada um. Não é por que gosto de Rock que tenho de seguir apenas o estilo. Posso gostar de tantos outros ritmos, me vestir de outras formas; que mesmo assim o Rock vai estar em mim. É estranho, mas quando você se identifica com uma música seja ela de qual estilo for, te arrepia, você encaixa ela em algum momento da sua vida. E pronto. Pra que rotular, e definir o que cada um tem de ouvir ou seguir.
                 Não vou fazer o que os outros querem, mas vou respeitar as críticas, mas não ache que a minha profissão deverá interferir no que eu ouço, ou no modo de vestir fora do meu local de trabalho. Afinal o conceito é seu.O estilo e a consciência são meus.

É a gente aprende.

Sabe aqueles dias que você acorda e sai pra rua com a sensação de que não deveria ter levantado da cama? Então.Tem dias que acontecem tudo de improvável comigo. Aquela pessoa que te derruba com todas as palavras possíveis se manifesta, você chora, e apenas o choro não contenta. A maldita rede social, que você entra e vê as indiretas de 'amigos';bom, aquelas pessoas que você considerava como, simplesmente acham que você não tem sentimentos, e vão metralhando tudo.
Nossa como doí viu, você pensa que as pessoas são boas, que não fazem mal, mas quando você vira as costas, as cobras 'dão o bote'. E doí, doí na alma. Parece que todo seu trabalho, tudo que você fez não valeu a pena. Não dão valor mesmo. Ouvir criticas te fazem crescer, mas humilhações não constroem ninguém, muito pelo contrário; te deixam desmotivada, um lixo, e não adianta uma única pessoa falar que você é capaz, porque 'aquela' já te fez deixar de acreditar em você mesmo. Eu não sei se sinto ódio, raiva, se quero me enterrar viva. Parece que meu mundo se foi. Aquilo que você fez tanto esforço e sacrifício, pela boca dos outros se torna inútil e você é a 'errada', sua palavra não vale nada. Você não vale nada.Foi assim que me senti hoje!
Mas tudo bem né, a gente supera, (esquecer não, mas supera), aprende que viver nessa vida não é facíl e conviver com o ser humano é mais complicado do que aprender a abrir lata, descascar laranja... enfim; facíl não é, exige-se cuidado. Mas foi bom, pelo menos aprendi que ficando quieta, de boca fechada, sou mais eficiente. Aprendi também que deboxe, ironia e sarcasmo as pessoas não percebem, principalmente aquelas que 'deveriam' ver. Mas tudo bem, a gente vai vivendo, aprendendo e se fudendoo.... mas é assim né! Quem ganha é os 'puxa sacos', e os que se acham superiores.
Não desejo mal, apenas que Deus dê em dobro tudo que você deseja a mim no seu inconsciente.

Pode crer; você lembra.

É fácil você excluir pessoas da sua página das redes sociais, do msn, evitar as algumas pessoas da sua vida, fazer a limpeza do guarda roupa, jogar fora algumas coisas 'inúteis'. O difícil mesmo é fazer a limpeza da alma. Jogar fora pensamentos, sentimentos, enfim tudo aquilo que te incomoda, ou que você não usa mais.Quantas vezes você disse para si mesmo:"não vou mais sofrer." "só vou gostar de quem me dê valor." ou   " Só vou ser amigo de quem merecer." é tão fácil falar, o colocar em prática é mais complicado. Aquela pessoa que te fez sofrer que você disse que nunca mais iria falar com ela, você acaba por ocasião do destino conversando e em alguns casos se tornam amigos ou algo mais. As coisa passadas que lhe fizeram mal, que você esquece por um tempo, mas depois lembra como se fosse um flash, é doloroso lembrar, você não esquece.Essas coisa ficam num canto guardado, mas foi aprendizado. Assim como aqueles momentos bons, alegres, que você lembra e começa a rir, ou suspira, enfim, foram bons.Você aprende como agir depois dos ocorridos; mas em alguns momentos não estamos preparados e cometemos os mesmos erros. E infelizmente não tem como jogar nada fora, nem excluir, ou bloquear.
Eu nunca soube jogar nada fora, nem alguns 'amigos' eu consegui tirar da lista de relacionamentos. Acho que nunca vou saber também ignorar aquilo que me fez mal, ou bem, eu penso, repenso, analiso de todas as formas, e mesmo que eu não ache nenhuma explicação continuo a pensar. Você toma algumas atitudes, mas depois pensa sobre elas, mas depois de tomadas não tem como desfazer. É complicado isso, você exclui tudo da sua vida virtual, mas da real é impossível.
Se alguém dizer:"Eu esqueci" ou "eu não faço mais nada como antigamente" é mentira. A gente pode se acostumar com a ideia de eu superei, mas nada é esquecido; nós simplesmente fingimos não lembrar.

Daí começei a pensar.

Com tantos amigos namorando, apaixonados, colocando frases românticas e apaixonantes nas rede sociais, parei e pensei: Porque eu tenho o dedo podre?Será que sou uma frigideira (nunca vou achar a minha tampa)? É porque realmente eu nunca me dou bem em relacionamentos amorosos. É meio frustrante isso, dai começei a pensar, e cheguei a seguinte conclusão:
"Quero passar um domingo atoa,sem fazer nada, só deitados eu e vc, assistindo filme, ou ouvindo uma boa música, rindo das coisas da vida, tranquilos.Quero que esteja ao meu lado quando eu estiver em crise, TPM,estressada,de mal humor, pois também estarei ao teu lado -sempre. Quero teu bom humor, rir das suas palhaçadas, mesmo as sem graça, e que vc ria comigo das minhas palas. Me ensine a jogar vídeo game (eu sou péssima, sei disso u.u'), mas mesmo assim vai ser divertido. Vamos assistir futebol juntos, mesmo que os nossos times sejam rivais, e iremos brigar por causa disso, vai ser bom(no final tudo acaba bem mesmo). Vamos beber, eu fico trebada vc me leva embora e no outro dia me lembra dos meus micos, e rashaa de rir! Faremos guerrinha de arroto. Afinal somos humanos, soltamos pum, arrotamos, acordamos com olheiras, enfim... Não que eu seja má educada; sou mt educada por sinal, mas também sou gente, e se vc vai estar comigo, será em todos os momentos. Me agarre pela cintura enquanto estivermos andando, mais do que andar de mãos dadas, acho lindo um 'segurar pela cintura', me sinto protegida, segura. Me beije na testa, mais que respeito, significa afeto, ternura, que vc vai me proteger de todo o mal. Brigue comigo quando for necessário, me ensine, me acrescente. Me faça gostar de coisas que jamais pensei que gostaria. Vamos passear juntos, mesmo que for na esquina pra comprar limão. De mãos dadas fica tudo tão mais lindo. Me acorde com musica e um leite com toddy. Revezaremos um domingo macarronada na sua casa, no outro macarrão com almôndegas na minha. Dormiremos de conchinha. Seremos amigos, companheiros, não te prenderei, muito pelo contrário, somos livres.Essa liberadade que nós faz sermos nós mesmos, sem fingimentos.Você pode sair com seus amigos, e eu com os meus, isso não vai estragar nada, ao contrário, nós dará confiança e respeito. Vamos comer lanche a sexta a noite, e no sábado pizza, (ou vice versa) não importa se vamos raxar, se apenas um vai pagar a conta porque o outro tá duro, o que vale é a companhia. Quero ir pra serra, pro meio do mato contemplar a natureza, ou ir ao cinema, engolir a poluição urbana, topo até ir pra praia, mas me mostre lugares que nunca vi, nunca passei. Quero aprender, mas também quero ensinar. Te deito no colo te faço cafuné e vc dorme. Fico com ciumes e você me zoa, eu fico brava, e você me aquieta e fica tudo bem. Você sente ciumes (e eu gosto), conversamos e pronto. Segura minha mão quando eu for fazer mais uma tatuagem, e vc tira fotos da minha cara de dor. Fotos, vamos tirar muitas, afinal, as fotos registram o momento. Aquelas caretas, aqueles olhares. Me ensina a tocar aquela música no violão, me ensina a fazer aquela comida deliciosa. Seja Meu.Meu amigo, meu amor, meu namorado, meu amante, meu companheiro, meu best. E quando eu olhar pra você eu possa me ver, e quando você olhar fixamente para os meus olhos e dizer eu te amo, eu te abraço e não te solto mais."
É isso que eu quero, e acho que é por isso que nunca deu certo, os outros esperavam muito de mim, e eu deles, e no final nos decepcionamos. Não tem pré requisitos de beleza, postura, ou seja lá o que, só apenas aceitaremos um ao outro e ponto.

A borboleta.

Hoje observei uma borboleta nos seus últimos instantes de vida. E nossa, como foi triste, ela com uma asa ferida, e tentando alçar seu ultimo voo. É talvez ela quisesse sentir o vento pela ultima vez, sobrevoar sobre as pessoas, e enfim poder morrer dignamente depois de muito esforço. Mas isso não aconteceu, por mais que ela tentasse não conseguia. Fiquei pensando, será que nós , meros humanos mortais tentamos até o fim para alcançar um objetivo, ou algo que nos movesse a viver pelo ultimo instante? A grande maioria (inclusive eu), desanima no primeiro obstáculo. A primeira dificuldade estamos nós falando, pensando, não consigo, não dá mais, não vai dar certo; sem ao menos chegar ao próximo. Existem pessoas que conseguem a façanha de ir em frente mesmo que todos estejam contra a sua vitória. E são essas pessoas que conseguem vencer, ou ao menos chegar próximo do objetivo desejado. É se comparada a vida da borboleta de apenas 24 horas, nós somos fracassados. Vivemos sei lá, 30,40, 50, 60 anos ou mais nos questionando por que eu não fiz? por que eu fiz? eu podia ter feito diferente. Não adianta, sempre seremos carregados de culpa. A nossa própria culpa.  O fazer não depende do outro, mas sim de você mesmo saber a hora de prosseguir depois de  uma dificuldade é uma conquista, dentre as tantas outras que iremos ver ao longo do caminho.
           Voar, girar, seguir em frente. Não é facíl a vida, mas quem disse  que seria? Demoramos 9 meses para sermos gerados, e nascemos perfeitos.Então qual o problema de encarar a vida? Vamos somos capazes de encarar tudo, a morte é só mais um passo.Se existe vida após a morte não sei, mas sei que estamos vivos, e temos objetivos para viver.!Por mais que seja difícil, complicado, doloroso, sofrido, no final vencemos, conquistamos nossos objetivos. Sejamos fortes, corajosos, colocar um sorriso no rosto faz toda diferença. (:

A tal liberade.

Gostaria de saber por que procuramos tanto a liberdade, mas ao mesmo tempo quer se prender a alguém, ou em algo?!
Dificil saber o que queremos, e o que realmente poderemos ter. É um misto de ficção com realidade, entende? A liberdade é almejada pela grande maioria dos jovens, que assim como eu, não vêem a hora de abrir as asas e voar. Mas e depois? Viver nesse mundo sem ao menos ter algo pra te fixar em algum local, ou em alguém; é complicado viu.
Mas como dizia Clarice: " Liberdade é pouco, o que eu quero não tem nome". é mais ou menos isso, é algo que possamos ultrapassar, ser livre não te tira a responsabilidade, não te deixa mais 'descolado', há consequencias em ser livre. Porém não temos medo dela, apenas queremos ver o mundo com os nossos próprios olhos, andar com os próprios pés, mas temos medo (pelo menos eu tenho).
Mas afinal, somos ou não somos livres? É somos, a partir do momento do nosso nascimento somos livres para escolhas, caminhos, para expressão cultural, opiniões, etc.. mas confesso tá difícil viu, tá difícil!!


We are Carnaval!

Bom o que dizer sobre o Carnaval? Que é a maior festa popular do Brasil,  que culturalmente é rica, e que atrai muitos turistas?Sim, é claro. Aliás o Brasil só é conhecido por conta do Carnaval e do Futebol. (Infelizmente). Mas não sei , se foi somente eu que notei, mas o carnaval está deixando de ser aquela festa animada, cheia de alegria, pra se tornar comércio,vandalismo, e consequências. Comércio por que deixou de ser uma festa para o povo, hoje a grande maioria só vai se comprar o 'bendito' abadá, e é um preço exorbitante, com todo respeito, deixou de ser para o povo  passou a ser para a elite. Quem tem dinheiro vai, quem não tem fica em casa vendo escola de samba passar pela 'querida' TV Globo. Isso sem contar que nessa época carnavalesca, tudo sobe, uma água mineral que você pagava $0,80 centavos, você paga $2,00 (absurdo hein!). E o que dizer do vandalismo? Ah!Meu querido, tem turista que só falta coloca papel higiênico sujo na porta da casa dos outros, porque é uma depredação ao patrimônio publico e privado, que não tem o minimo cabimento. E quem arca com as consequências? O pessoal da cidade né? É eles quem sentem o odor desagradável nas suas portas, as sujeiras sem fim pela rua, e isso sem contar que as menininhas 'santinhas' daqui a nove meses verão o resultado. É não curto carnaval, posso ir, beber, dar risada, até fico animadinha nas marchinhas, mas nada se compara ao velho carnaval.Aqueles que de quando era pequena, minha mãe me levava fantasiada nas matinês, era guerra de confete e serpentina... nossa aquilo sim era bom, as marchinhas, todo mundo alegre, não via 'bagunça'.Hoje não é assim, aquela maldita 'espuminha' que só serve pra estragar o cabelo e a maquiagem da gente, isso quando não te tacam no olho, arde por uns dois dias. ¬¬'
Isso sem falar nas músicas, quando é axé até  vai né, afinal esse som vem de Salvador (detalhe eu amo Chiclete com Banana *.*, uma das melhores bandas na minha opinião.) E o que dizer das roupas? É cada uma mais curta que a outra... uns abadas 'trapaiado', uns shorts curtos que mais parecem calcinha, nada contra, tá calor, enfim, roupa curta ajuda, mas tem umas que ficaram com dó de gastar pano, na moral.Daí vem os 'turistas', se achando né; eles mexem mesmo, abusam do poder de sedução, e as gurias caem. Ai Meu Deus, e o pior, depois elas vem com cara de santinha: "eu não fiz nada nesse carnaval.!" u.u'
Você não fez, foi o 'arcóo' né?!! No Carnaval o povo se solta, faz tudo em 5 dias, que não faz nos outros 360; é depois vem a consciência, tem umas que nem pesa né? Tá acostumado. Mas tem algumas que são pro resto da vida.Fico ansiosa pelo dia que irei festir minha fantasia, jogar confetes e cantar marchinhas, sem ser tachada de velha, careta, ou coisas do tipo.Esses carnavais eram bons, e da saudade.Mas por enquanto fico no bloco do eu sozinho, curtindo carnaval da maneira mais calma e serena possivel.
Eu, fico esperando pra ver quais serão os próximos carnavais, mesmo não gostando, é a cultura né?!Afinal somos brasileiros. (:
Ou aprendemos a conviver com isso, ou mudamos para o Canadá hahahaaaa!!!

O valor de uma mulher.


Muitas vezes me questiono se os homens sabem o real valor de uma mulher, e chego a conclusão de que a cada 50 apenas 5 sabem realmente o quanto vale a pena ter uma mulher ao seu lado. Mas não qualquer mulher. Uma mulher decidida, independente, alegre, feliz, que se sinta amada. Hoje em dia e difícil achar um cara que realmente valha a pena, aliás não é difícil, é que essa raça tão rara de cavalheiros se escondem, será por medo? Vergonha? Ou sei lá qual o motivo; mas é quase impossível achar um homem que saiba tratar uma mulher com respeito, e romantismo. Questiono-me também, se os homens por acharem que meia dúzia de ‘piriguetes’ são fáceis, e não se respeitam (sim, elas não se respeitam, e muito menos respeitam os homens alheios ¬¬’), acham que o resto do mundo feminino também está assim, fácil, que qualquer cantadinha barata vai fazer uma noite valer a pena.
              É estranho mas vamos lá. Já aconteceu com você, um carinha que te chama a atenção, tem um ar ‘interessante’ e etc... na primeira vez ter o atrevimento de não controlar suas mãos? Comigo sim, e o pior é quando é a primeira vez que vocês ficam, e por mais que você tente por inúmeras vezes, a ‘linda mãozinha’ não sossega, mesmo que você diga com todo respeito e educação :”Por favor pare” e a pessoa não para, até que você não agüenta mais tanto assanhamento e grite: “PARA POHAAA!” Daí ele estupidamente e grosseiramente, faz bico, e te leva embora, ou se estiver numa baladinha te deixa e vai partir pra outra. É, isso é extremamente desconfortante. Pior é quando você está num local público, tipo na rua, daí sempre passa um conhecido, e logo a cidade toda tá sabendo(né Caconde!) .Dá uma sensação de que somos objetos de uso e abuso. Algumas preferem ser sex simbols, e acham o máximo o cara gozar e ficar de p* duro por elas; tá até concordo que isso seja excitante, mas não na primeira vez que ficam né. Se rola um papo legal, um beijo bom, e até umas escapadas de mãos (sutis é claro) tudo bem, da próxima fica mais ‘caliente’, mas na primeira pô, cadê o respeito meninas?!
               É por essas e outras que não gostos dos galãs, ou dos bad boys, eles não sabem como se sente uma mulher diante de uma troca de olhares, diante de um simples beijo, ou de um abraço. É disso que muitas vezes precisamos meninos, um abraço, um beijo, um olho no olho saca? É romantismo, não aquele romantismo de milnovecentosebolinhasdesaparecidas, até porque nós classificadas como sexo frágil, não somos tão coitadinhas como aparentamos, lutamos por tantos direitos, por tantas vontades, que aquele mela-mela, não nos agrada tanto, mas um pegar na mão, um agarrar pela cintura, e um abraço aconchegante é o que vale, é ser romântico sem perder a agressividade masculina.  
                    Não existe homem perfeito, nem mulher perfeita, e se os homens querem peito, bunda, e lindos cabelos, com pra uma Barbie. Cansei de me apegar, de ficar esperando que possa se tornar algo mais; pura ilusão. As estatísticas estão mostrando que as mulheres com o passar dos anos ficam mais exigentes, não pelo padrão estético de beleza, até por que o que me atrai é a esquisitice, sim gosto de caras esquisitos, que não tem um corpo escultural, lindos cabelos, super sedutor. Prefiro os esquisitos mas que têm esse quê de interessante, ele pode ser magro, com andar esquisito, gordinho carinhoso, mas tem que me respeitar, e que tenha algo para me acrescentar. Não procuro (pelo menos eu não), o cara lindão da festa, procuro o que me olha, mas que venha com um papo legal, até aquelas cantadinhas toscas, mas depois sorria e diga que não havia encontrado um meio de chegar perto de mim. O jeito sem graça, a risada estranha, aquele que ninguém olhou diferente, é este o meu preferido. Mas ultimamente nem este ta valendo a pena viu. Esta cada dia mais complicado achar alguém que goste de conversar sobre qualquer assunto segurando na minha mão, ou sentando abraçadinho, ou deitando no meu colo enquanto faço cafuné. (*.*). Exagerada né? Exigente? Pois é, já cai na real que hoje o que pesa mais é sexo. Sim, o simples ato de relação sexual, até para as mulheres se tornou o item principal para um bom relacionamento, até concordo. Mas será só isso? e depois quando acaba ( é pq ninguém consegue ficar 24 horas na cama u.u’)? A conversa não é legal, não importa? Pra mim sim, deve ser por que eu pareço uma matraca e não fecho a boca, mas é bom ter em quem confiar, conversar, se confessar. Me tornei exigente depois dos 18, seleciono com quem eu quero ficar, e com quem vou ter algo além ( se você foi um desses sinta-se sortudo [: ) É difícil, eu preciso parar de me apegar tão fácil, nós (a grande maioria), acreditamos que muitas vezes ele vai ligar no outro dia, ou mandar ele sms super lindo te acordando, ou um recadinho todo fofo numa rede social; isso vale para todas as idades, as mulheres não mudam, podem estar com 50 anos, sempre vão achar super romântico uma ligação de “Bom dia, eu fiquei com saudades!”; mas parece que os homens se esquecem, se perdem, ou melhor, não dão o real valor para o sexo oposto. Acho que é por essa carência de afeto, que muitas mulheres são bi ou lésbicas. Uma mulher entende a outra, e vocês homens quando não souberem o que se passam na nossa cabeça, apenas abrace, deite-a no colo, e escute suas preocupações, desabafos, desaforos, blábáblás e etc...; é difícil:SIM. Assim como é pra nós difícil entender porque vocês preferem ficar o domingo com os amigos, do que ficar deitado assistindo filme com a gente. Mas nós aceitamos, por inexplicável que seja, você também tem sua vida social, assim como nós!
            Poderia ficar aqui falando inúmera coisas que nós apegam, ou que odiamos, mas uma coisa que não vou me conformar nunca, é como existe homem insensível, e burro. Parem de pensar na beleza, no sexo. Pense no quão interessante o papo pode ser bom, no quanto nós meras mortais somos atraentes mesmo com cara de sonolência e sem maquiagem, nos agrade, nos mantenham, nos preservem, nos respeitem, mulheres como eu e como várias das minhas amigas são difíceis de se achar, mas como alguns só pensam em peito,bunda, e outras coisinhas a mais, ficam bestas; e perdem a chance de ter ao lado mulheres lindas, maravilhosas, formidáveis que poderão estar ao seu lado nos piores e melhores momentos, que ficaram felizes ao ver seus objetivos alcançados, assim quando nós também conseguirmos vocês digam: “essa é a minha mulher!” E com orgulho de dizer que somos suas. Dar valor quando se tem, depois pode ficar sem . Essa típica frase clichê se estende por longos anos, pois nunca saberemos por que aquele carinha não ligou no dia seguinte, mas que quando passado algum tempo te vê toda linda e feliz , te procura. Pensem homens, as mulheres são pedras valiosas, raras. Não estraguem isso ok!

silêncio.

                    Me sinto tão incapaz as vezes, o sábio poder das palavras simplesmente somem quando necessito me defender, e os demais humanos não pensam , apenas agem, sem se importarem com os sentimentos. Se é pra falar seja pelo menos cuidadoso. As palavras mal ditas podem destruir o que se leva anos para construir. O fato de fingir que não me importo , não me interessa, não significa que isso não me abala profundamente. Eu me faço de desinteressada talvez pra mentir pra mim mesma que aquilo não tem importância, mas doi. Ainda sim, doi, fere. É estranho, as palavras podem nem soar rude, mas o tom da fala o faz.  Eu preciso parar de ser tão impulsiva no falar; necessito de medir o tom, e as palavras. Talvez o silêncio seja a melhor escolha. Não dizer nada. Assim, não machuco ninguém, e talvez ninguém me machuque.

A nossa liberdade é o que nos prende.

          Eu queria entender o por que amo sentir essa liberdade que me prende. Sim, me prende de tal forma que paro de pensar em mim e penso em nós. Não me pergunte o porque gosto de estar ao seu lado, mesmo quando o mundo conspira contra tudo, ainda sim, eu prefiro esquecer do mundo e fazer com que o meu mundo caiba no seu abraço. Nem sei tão pouco se esse sentimento se define, mas eu gosto dessa liberdade, eu gosto de olhar e ver que as 6 da manhã nasce o sol, e você está ao meu lado. Não é compromisso, não é amor, não sei o que realmente é. Talvez seja algo transcedental que ultrapasse qualquer barreira humana e se fixa na parte incomum, quiçá seja o encontro de duas almas gêmeas que se cruzaram mas não tem conhecimento do tão intenso seja esse sentimento.
          É incomum mesmo. Sem compromisso, sem cobrança, tudo transparente, tudo por inteiro. Que seja o que for, seja classificado da maneira que quiserem esse sentimento. Só sei que quando estou ao teu lado, me sinto bem, me alegra. Se eu lutarei? Não. Deixarei a vida tome seu curso certo, se for pra ser vai ser, não adianta se precipitar, nem se confrontar com o mundo. Alias é tão bom assim, eu e você, você e eu. Pra que mais?É tão raro ver pessoas felizes sem compromisso, cobrança, sendo livres, porém de alguma forma presos. Quem sabe um dia tudo se torne raro. Claro. Vivo. Natural. Transparente. Livre. É assim, não necessariamente o amor te faz feliz, ele é apenas um detalhe, o que vale mesmo, é estar ali. Viver o agora. Eu não preciso viver intensamente, mas sim inteiramente.

Pensando nas coisas da vida, ouvindo essa música:

"Te tenho com a certeza
De que você pode ir
Te amo com a certeza
De que irá voltar
Pra gente ser feliz
Você surgiu e juntos
Conseguimos ir mais longe

Você dividiu comigo a sua história
E me ajudou a construir a minha
Hoje mais do que nunca somos dois
A nossa liberdade é o que nos prende

Viva todo o seu mundo
Sinta toda liberdade
E quando a hora chegar, volta...
Que o nosso amor está acima das coisas...desse mundo

Vai dizer que o tempo
Não parou naquele momento
Eu espero, por você
O tempo que for
Pra ficarmos juntos
Mais uma vez!"♪
( Mais uma vez - J.Quest)

O verbo PRECISAR

                Hoje em dia, os relacionamentos se baseiam no verbo 'precisar'. Sim todos nós precisamos uns dos outros. Ninguém vive sozinho (pelo menos um animalzinho de estimação tem). Sábia frase de Jobim "é impossível ser feliz sozinho", creio que seja verdade. Afinal eu preciso, tu precisas, ele precisa, nós precisamos. Sim a humanidade precisa, mas precisa de que? de quem? Olha com as desgraças que vem acontecendo a cada dia precisamos de amor, fé, e respeito.
               Difícil ver um mundo aonde há tanta riqueza natural, mas há uma carência muito grande de amor, de fé, e respeito com a diversidade. Quando digo amor, não falo apenas do amor homem-mulher, mas do amor total, completo, essencial; aquele que nos é passado de pai para filho, o amor materno (esse é o mais lindo viu), o amor de amigo, amor classificado no dicionário por : Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atração. Sim, proteção. E aonde está essa proteção para com o próximo se a cada dia que leio os jornais, ou vejo na tv, ele sumiu? É mãe que abandona filho, é o pai que explora os filhos, é o governo que deixa a mercê sua população. É  o simples ato de proteger está desaparecendo aos poucos. Hoje, talvez eu possa dizer, não existe amor; existe interesse.
               Quando mencionei Fé, logo se vem na cabeça, religião, mas não ter fé é acreditar, ter esperanças, em Deus? Em você? No mundo? Não sei , cada qual sabe da sua fé, e sabe aonde ela pode chegar, e o que ela pode alcançar. O mundo está vazio de esperanças, a cada bomba lançada que mata 100, a cada arma que mata 1, ou a cada olhar maldoso que mata um coração. Difícil dizer isso, doí ver a realidade nua e crua. Mas é que o mundo acha que não vai precisar de nada. Achamos que nunca iremos precisar de alguém, de alguma coisa, mas no final sempre precisaremos.
              E esse tal respeito que também citei? Bom, preciso mesmo falar? Creio que não, é só olhar na rua e ver o quanto as pessoas não se respeitam e tão pouco respeitam o próximo.
             Eu só espero pra ver até quando vamos negar esse precisar do mundo. Se alguém nunca precisou, por favor me dá a dica, porque eu realmente não conseguiria chegar até onde cheguei ( e espero chegar ainda mais longe), se não fosse o próximo. EU preciso, TU precisas, ELE precisa, NÓS PRECISAMOS.